Bem vindos

ao meu cantinho.

domingo, 6 de abril de 2008

Brioche na máquina de pão


Era para fazer a massa na máquina do pão, e cozer o brioche no forno, para ficar com aquela crostinha mais dourada e tostada. Mas quando acabou o programa Massa da máquina, estava ocupada com uma outra coisa que não podia largar e pensei "que tal usar o programa cozer da máquina?" Experimentei e ficou bem bom. Antes de iniciar o programa polvilhei a parte de cima da massa com açúcar baunilhado e um pouco de coco ralado. Só não ficou com a tal crostinha dourada, mas valeu a pena a experiência. Ficou um brioche muito fofo tal e qual como se tivesse cozido a massa no forno, poupando o trabalho de estender a massa. Com manteiga ou doce fica tãooo bom :-) Na foto está um doce de laranja e melancia que comprei numa visita a Monsaraz o mês passado. Uma delícia!

A receita que usei foi esta:

180 ml de leite morno
3 gemas (batidas)
370 grs de farinha sem fermento
80 grs de açúcar (usei açúcar amarelo)
150 grs de manteiga
1 colher de sopa de Vinho do Porto
1 saqueta de fermento Vahiné
1 pitada de sal

colquei todos os ingredientes na máquina de pão por esta ordem. Como já disse, usei primeiro o programa massa e só depois cozer, mas para a próxima uso logo o programa pão doce.
No dia seguinte torrado fica uma maravilha também.

Beijinhos a todos.

3 comentários:

  1. Também quero uma maquina dessas!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. http://cantinhodobemestar.blogspot.com/ :P

    ResponderEliminar
  3. Que beos pães se vê por aqui!! Ainda não experimentei fazer na máquina do pão o pão brioche, deve ser muito bom!! Vou aproveitar a tua receita para fazer! Só não sei qual delas usar, tens duas... Qual devo usar? Beijocas

    ResponderEliminar