Bem vindos

ao meu cantinho.

domingo, 20 de abril de 2008

Gambas Agridoce


No passado fim de semana resolvi experimentar um molho agridoce. Como o R. gosta muito de gambas agridoce, meti mãos à obra e tentei "imitar" o prato que comemos habitualmente no restaurante chinês.

Vamos precisar de:

Gambas (+/- 15)
1 pimento vermelho médio
1/2 ananás pequeno em cubos
1 cebola pequena
1 tomate médio (não muito maduro)

No wok coloquei um pouco de óleo de amendoim e deixei cozinhar o pimento cortado em tiras, os cubinhos de ananás, a cebola em tiras finas e o tomate em cubos. Quando estiverem cozinhados (não em demasia, devem ficar rijos) deve-se juntar o molho agridoce e deixar apurar. Eu usei um molho de compra, mas o molho agridoce é bastante simples de fazer. Podem por exemplo experimentar esta receita http://www.gastronomias.com/receitas/rec1002.htm.

Enquanto o molho apurava cozinhei as gambas (umas horas antes tinha cozido um pouco as gambas, o suficiente para que a casca saia facilmente). Preparei a polme que as vai envolver da seguinte forma: numa tigela juntei 60g de farinha maizena com 50g de farinha de trigo, acrescentei 1dl de água com gás e 1 gema de ovo. Bati tudo muito bem e temperei com um pouco de sal e pimenta. Passei as gambas nesta mistura e levei a fritar em óleo bem quente.
Depois de escorridas coloque as gambas numa travessa e deite por cima o molho agridoce. Sirva de imediato.

7 comentários:

  1. Com o que eu gosto de gambas e de cozinhar no wok, esta receitinha não vai ficar muito tempo à espera para ser experimentada...
    Tem cores lindas!
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  2. Menina que maravilha adorei mas como eu custumo dizer é comida cara para estudante um beijo. Natércia...

    ResponderEliminar
  3. Ai..ai...adoro gambas de qualquer maneira e estas tão apetitooooosas :)

    ResponderEliminar
  4. Eu também costumo comer estas gambas quando vou ao restaurante chinês.. :) deliciosas!

    ResponderEliminar