Bem vindos

ao meu cantinho.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Bolo de Aniversário da Sogrinha




A minha sogra faz anos no dia 1 de Abril (não, não é mentira hehe. Como ninguém gosta particularmente dos bolos de aniversário comuns que se compram nas pastelarias, resolvi fazer-lhe um miminho e ser eu a fazer o bolo. Para o bolo usei uma receita que costumo fazer muitas vezes, e para a cobertura inspirei-me num bolo que vi no blog Cozinhar com os Anjos
Para o bolo vamos precisar de:

300 g de açúcar
200 g de farinha super-fina
6 ovos
raspa e sumo de uma laranja

Numa tigela bater bem o açúcar com as gemas até formar um creme esbranquiçado. Adicionar a raspa e o sumo de uma laranja. Entretanto bater as claras em castelo bem firme. Incorporar alternadamente, no preparado das gemas e açúcar, as claras em castelo e a farinha peneirada.
Levar a forno quente (180ºC/200ºC) numa forna untada e polvilhada com farinha. Deixar cozer por 45 minutos. Faça o teste do palito.
Deixe arrefecer o bolo e vamos então rechear e fazer a cobertura. Para isso vamos precisar:

1 lata de ananás em calda (das pequenas)
Alguns morangos
1 pacote de natas para bater (200 ML)
Açúcar em pó q.b.

Bata as natas com um pouco de açúcar em pó (adoçar a gosto) até ficar em chantilly.
Parta o bolo em duas metades, e regue cada uma delas com a calda do ananás. Por cima de uma das metades coloque um pouco das natas batidas e disponha algumas fatias de ananás finas. Cubra com a outra metade do bolo. Cubra todo o bolo com as restantes natas e decore com morangos (ou outra fruta do seu agrado). Guarde na parte de baixo do frigorifíco até servir.
O bolo fica húmido e fresco. Ideal para os dias de calor. Já experimentei também rechear com pêssegos e regar o bolo com a calda deles, e fica igualmente óptimo.
Posso dizer que foi um sucesso e não sobrou nem uma fatia para contar história!
Ficam as fotos do antes e do depois do bolo. Entretanto como a massa era muita para a forma que ia utilizar aproveitei a restante e fiz uns queques bem fofinhos para o lanche!
Com este solinho já só apetece coisas fresquinhas e com fruta! Hoje vou experimentar uma mousse de morangos que vi aqui Winniepetiscos e amanhã posto a receita.

Beijinhos a todos

6 comentários:

  1. Sou suspeito para falar , mas posso garantir que ficou uma MARAVILHA! :)

    ResponderEliminar
  2. Epaaaaaaaaaaaaaaaa devia ter sobrado... PRA MIM PRA EU PROVAR!!!!!!! É parecido com o que eu faço... a calda q uso no meu... é dos morangos com açucar e um pouco de água!! Fica fofinho e humido com a calda dos morangos... mto bom! :)

    ResponderEliminar
  3. Saíste-te lindamente..mas há algum bolo melhor do que aqueles que fazemos em casa?!?!?Não há...eu sou suspeita pq também não gosto de bolos de aniversário(daqueles de pastelaria..) este teu comia um bom bocado! Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Martuxa ficou lindooooo!!!Claro faço uma pequena ideia do sabor hummmmm.Parabéns à sogra...beijinhos doces

    ResponderEliminar
  5. Eu prefiro 20987398278263872632876 vezes um bolo caseiro que um bolo de pastelaria cheio de gorduras e de manteigas... blhargh!!!!!

    ResponderEliminar
  6. olá
    pena n ter sobrado nada ficava com uma... n, duas fatias. parabéns á sogra
    bjs

    ResponderEliminar