Bem vindos

ao meu cantinho.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Lombo de porco com laranja e limão


Este lombo foi feito na panela de pressão. Fica, na minha opinião, mais suculento e é muito mais rápido do que no forno.

Os ingredientes que usei:

1 kg de lombo de porco
1 laranja
1/2 limão
1 Dente de Alho
1/2 Cebola cortada em rodelas finas
Pimentão doce em pó
Sal e pimenta preta moida na hora
1 copo vinho branco
Azeite

Com alguma antecedência tempere a carne com o sal e pimenta e um pouco de pimentão-doce. Regue com metade do sumo de limão e metade do sumo da laranja e deixe repousar.
Na panela de pressão faça um refogado com o dente de alho picado e a cebola cortada em fatias finas. Junte a carne de porco e deixe alourar de todos os lados (+/- 10 minutos), até ficar com uma corzinha. Regue com o vinho branco e acrescente umas nozinhas de manteiga por cima do lombo. Feche a panela, e conte 30 minutos desde que comece a "apitar". Findo esse tempo abra a panela e acrescente o restante sumo da laranja e do limão. Feche a panela e deixe cozinhar por mais 10 minutos e está pronta. Retire e deixe repousar a carne por uns 10 minutos antes de cortar. Coe o molho e deite por cima das fatias.

8 comentários:

  1. eu também sou uma adepta ferverosa da panela de pressão.
    esse teu lombo ficou com um aspecto muito suculento

    ResponderEliminar
  2. Adorei o tempero que usaste e o facto de teres usado a panela de pressão...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Martinha adorei o lombo assim na panela!Um bjs

    ResponderEliminar
  4. Ohhhhhhh Momy! Esta foi a "xixa" que comi nao foi?
    Digovos... se for... está aprovadíssima! :)

    ResponderEliminar
  5. Eu gostei do lombo, mas não gosto da panela... depois de ter visto uma explodir fiquei sempre de pé atrás...
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Não tenho muito o hábito de cozinhar na panela de pressão mas tenho visto tantas receitas feitas lá que qualquer dia tenho que começar a usá-la. Este lombinho deve ter ficado muito bom.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. estou muito interessada e vou fazer amanha

    ResponderEliminar
  8. se eu soubesse usar panela de pressão....

    ResponderEliminar