Bem vindos

ao meu cantinho.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Pão Integral de Aveia e mais um desafio


Mais uma receita do blog Pão, Bolos & Cia que adorei. Até agora adorei todos os pães com receitas dele, estão sem dúvida entre os melhores que já fiz. Além das receitas terem as quantidades sempre certas, as dicas que ele dá ajudam imenso à qualidade do produto final.
Desta vez experimentei um pão integral com flocos de aveia. Uma delícia. Cresceu bastante e a massa é bem solta e fofa. No dia seguinte ainda mantinha a mesma qualidade. Congelei metade do pão e ao fim de uns dias ainda estava um espetáculo, depois de descongelar no micro ondas. Recomendo para quem gosta de pão integral.

INGREDIENTES

500ml de água (amornei um pouco a água)
15g de sal
20g de açúcar
300g de farinha de trigo tipo 65
250g de farinha de trigo integral tipo 150
100g de flocos de aveia
50g de farelo de aveia
7g de fermento biológico seco

Colocar os ingredientes pela ordem acima descrita na cuba da máquina. Seleccionar o programa "sandes" (na minha máquina é o 11). Depois é ter paciência e esperar para se deliciar com ele ainda morno. Não convêm fatiar logo em quente porque tem tendência a desfazer-se de tão fofo que fica.




A minha querida amiga Janeka e a Mamã Catarina lançaram-me um desafio que consiste no seguinte:
* Escrever uma lista com 8 coisas que sonhamos fazer
* Convidar 8 parceiros (as) de blogs amigos para responder
* Comentar no blog de quem nos convidou
* Comentar no blog dos (as) nossos (as) convidados (as), para que saibam da convocatória
* Mencionar as regras

Aqui vão alguns dos meus sonhos:

* Ser mãe foi sempre um dos maiores sonhos, senão o maior. Estou a 5 semanas de o realizar e ainda mal acredito às vezes :)
* Poder proporcionar à minha filha Beatriz uma infância tão feliz e cheia de carinho como eu tive.
* Voltar a dar aulas. Muitos de vocês não sabem, mas licenciei-me em História e dei aulas algum tempo, mas as voltas da vida levaram-me à gestão de empresas (de informática). Hoje em dia considero-me ralizada na minha carreira, mas o bichinho da História ficou sempre. Não há amor como o primeiro :)
* Viajar mais e muito mais. Já fiz algumas viagens de sonho, mas há tantos sítios que gostava ainda de conhecer.
* Um sonho que todos temos, envelhecer junto da minha cara metade, espero que com mais filhos e muitos netos ehehe
* Poder retribuir aos meus pais e á minha avó tudo aquilo que me deram enquanto cresci e que fizeram de mim a pessoa que sou hoje. Espero passar a formação e educação que me deram à minha filha da mesma forma.
* Ter mais tempo livre para me dedicar a tanta coisa que gosto de fazer e acabo por deixar de lado (ler algumas dezenas de livros que ainda esperam que os abra e folheie por ex.).
* Viver num mundo menos hipócrita e egoista, mas este acho cada vez mais utópico...

Tenho muitos mais, alguns já realizei, outros ainda faço por isso, mas espero ter sempre sonhos por realizar até ao fim da vida para lutar por eles, afinal são eles que nos dão esperança e nos fazem avançar.

Não vou escolher os oito blogues como mandam as regras, porque acho que já toda a gente respondeu. Se aparecer alguém que ainda não o tenha feito, sinta-se desafiado ;)

16 comentários:

  1. Querida minha querida Martinha vlotei, acho eu, e embora dê de vez em quando uma olhada no teu blog, é complicado, pq, a minha filha precisa muito do pc, dela, e no trabalho é á hora de almoço, e daí, andar aflita, é mesmo viciante querida.Então a nossa Beatriz? eu digo nossa pq, me sinto avó também ou tia emprestada, não leves a mal, e trata-me por tu por favor, já falta pouquinho com a graça de Deus, há-de correr tudo bem.Adorei ler o "resto"claro se queres ter mais filhos os há-des ter, tu e o teu maridinho é que decidem claro, e parabéns, aos teus Pais e Avó, por terem uma filha e neta tão querida, mas cá está o que eu digo, toda a gente recebe os frutos que planta,há-des ser uma bela Mãe querida, e também, voltarás a leccionar, se o queres mesmo, e o sonhos de viajar, a pouco e pouco se vão realizando, há é sempre ouve uma altura para tudo na vida temos é que saber esperar..vIVER NUM MUNDO MENOS HÍPÓCRITA acho um sonho mesmo querida, pq, acho tudo cada vez pior, e as pessoas cada vez mais "cinzentas" daí a hipócresia, ou a capa que usam. Martinha adorei o pão, tem óptimo aspecto, e deve ter ficado muito saboroso.Querida muitas felicidades, tal como desejo para a minha filha, que tudo corra muito bem, beijinhos fica com teu anjinho da guarda.

    ResponderEliminar
  2. Olá Martuxa! O que estes desafios têm de bom é que acabamos por conhecer um pouco mais sobre outras pessoas, e eu gostei do que li sobre ti, sempre lutadora por aquilo em que acreditas :)

    Quanto às nossas meninas [é que dizer Beatriz no plural fica um bocado esquisito :)] uma coisa aprendi ao longo destes meses! É que quanto mais cedo as colocarmos ao cargo de alguém melhor [seja infantário, ama ou mesmo algum familiar], por muito que nos custe! É que assim sendo elas ainda não se apercebem para o que vão e acabam por se ir adaptando muito mais facilmente! No caso da minha que a coloquei com 20 meses ela sentiu-se abandonada e foi muito pior, porque tudo aquilo fez confusão na cabecinha dela! Felizmente agora vai ficar uns tempinhos comigo e vamos aproveitar ao máximo :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  3. as receitas do blog "pão, bolos.." são sempre deliciosas e esse pão ficou mesmo com bom aspecto.

    ResponderEliminar
  4. Olá Marta, tudo bom? Sou Giovanna da Edelman, agência de comunicação da Quaker. Vi que você postou essa receita de pão integral com aveia e gostaria de convidá-la para participar do nosso Clube de Receitas na comunidade de Quaker no Orkut. Lá reunimos receita que tenham aveia entre seus ingredientes e a Quaker escolherá algumas para testar e, se aprovadas, vão figurar no site que a marca mantém sobre alimentação saudável.
    Caso tenha interesse em participar com a sua receita, envie um e-mail para giovanna.carvalho@edelman.com
    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Dá até vontade de ir já a correr para a cozinha e meter mãos na massa, adorei a sugestão, bjs

    ResponderEliminar
  6. Ando cheia de vontade de comprar 1 MFP... E não há maneira de encaixar.. Bem pedi ao pai natal, a ver vamos se vem :)
    bjinhus

    ResponderEliminar
  7. O meu pão de todos os dias é integral e o Renato é, sem qualquer dúvida, o meu guro do pão :)
    Espero e desejo com todas as minhas forças que consigas concretizar todos os teus sonhos! Confia neles e acredita, um dia tornar-se-ão realidade ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Uau...que pãozinho fabuloso :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Nossa eu adoro pães, tanto comer quanto fazer. O teu está com ótimo aspecto!
    Ah! E parabéns por ter seu sonho de ser mamãe prestes a se realizar!
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Martinha, já falta pouquinho,querida eu passei para deixar beijinho e dizer que em breve o sonho será real, terás em teus braços a pequenina Beatriz, e que bom vai ser, ver as pequeninas mãozinhas, os dedinhos, dar beijinhos nos pézinhos, eu era assim, para o Ano terás um Jesus aquase com um aninho já, o tempo passa rápido, nesta altura de barriga devagar e nós com desejos de os ver, a minha nasceu 15 dias depois do tempo, nasceu mesmo no último dia dos 15, vai corrrer tudo bem querida beijinhos grandes e cuidado agora nada de esforços menina.

    ResponderEliminar
  11. Adorei a sua visita no blog...
    E este seu pão está realmente maravilhoso.Ando em uma fase de muito integral e grãos....vou experimentar!!! um abraço Luciana

    ResponderEliminar
  12. Olá, vim aqui para avisá-la de que é destaque em meu blog na Campanha da Amizade por uma semana. Indicada dia 03/12/08 por Janeca do Blog (http://pontodeperola.blogspot.com/) Passe lá pra pegar o selinho, postar em seu blog nomeando mais 5 pessoas ( de preferencia Blogs que vc nunca visitou antes e que estejam atualizados)e passe no blog de cada uma delas avisando da nomeação. E tem um selinho de destaque especialmente pra vc no menu Presentes do Blog. Este é só pra vc.(O selo da Campanha, só o guarde se quizer ta bom?).Não deixe de fazer a postagem e visite também cada destaque que está lá com o seu blog, elas vão amar sua visitinha. Bjs e Parabéns!Ah! Esqueci de te falar que como destaque da semana, vc tem direito de indicar um blog de uma amiga ou amigo para ser destaque tbm. O blog que vc indicar será destaque por ordem de inscrição e quando eu avisá-lo, direi que foi por sua indicação. Passe no mural de inscrição, é o de cima que é o mural especial para indicações.

    ResponderEliminar
  13. pois adorei o teu pão e vou aceitar o desafio e publicar no meu blog....bj

    ResponderEliminar
  14. Marta, me identifiquei muito com seus sonhos, também tenho muita vontade de ser mãe, ainda não sou, mas no momento que o Senhor Jesus quiser, tenho certeza que será a hora certa.

    Sou louca por pão e o seu está de dar água na boca.

    Um beijão e Feliz Natal!


    Vou linkar seu blog no meu, certo?

    ResponderEliminar
  15. Olá Martinha, gostei de saber que está á espera de realzar um dos seus grandes sonhos, felicidades e tudo de bom para essa nova vida e ano novo.
    Vim aqui para lhe perguntar sobre a máquina de pão, porque agora é um dos sonhos do meu marido:-)meteu na cabeça que quer uma:-) e eu gostava de lhe perguntar se vale realmente a pena, se substitui a ida á padaria ou se é só para "brincar" e se faz pão bom para esquisitos, é que o marido é um esquisito com o pão e se depois se desilude fica um mono lá em casa e ocupa muito para isso.
    Obrigado :-)
    Bjinhos

    ResponderEliminar