
Quero desejar a todos um excelente 2009. Para mim, pelos motivos que muitos de vocês sabem, vai ser um ano especial, e mal posso conter a ansiedade para que chegue :)
Para nos despedirmos de 2008, que apesar de tudo foi um bom ano para mim, aqui fica uma receita de tarte que os meus sogros costumam fazer nesta altura das festas. É baseada numa receita de uma Teleculinária quase da minha idade :D Até eu que não morro de amores por frutos secos gosto bastante desta tarte. A única alteração é na quantidade de amêndoas, nesta versão colocamos metade de amêndoa e metade de miolo de noz.

Ingredientes para a massa de base:
200 gr de farinha de trigo (Tipo 55)
100 gr de margarina
100 gr de açúcar
1 ovo
0,5 dl de leite
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
Ingredientes para o recheio:
120 gr de açúcar
100 gr de margarina
150 gr de amêndoa palitada (neste caso usamos 75 gr de amêndoa e 75 gr de miolo de noz em pedacinhos)
1 pitada de açúcar baunilhado
Necessário ainda margarina para untar a tarteira.
Começamos por preparar a massa da base. Numa taça coloque os 200 gr de farinha peneirada juntamente com o fermento e abra uma cavidade no meio. Nessa cavidade amasse o açúcar com a margarina e depois o ovo, o leite e a pitada de sal. Envolva depois tudo com a farinha até obter uma massa com consistência parecida à massa das bolachas (mas um pouco mais mole). Não trabalhe muito a massa para esta não ganhar elasticidade. Reserve e deixe repousar por 20 minutos.
Entretanto vá preparando o recheio. Numa panela, leve ao lume as amêndoas e as nozes com o açúcar normal, o açúcar baunilhado e a margarina. Mexa até que as amêndoas atigam uma cor acastanhada, mas sem deixar o açúcar atingir o ponto de caramelo. Retire do lume.
Forre a tarteira (previamente untada com margarina) com a massa da base, que deverá ficar mais alta nos bordos e lisa e mais ou menos da mesma espessura no meio. Espalhe por cima da massa da base o recheio das amêndoas e nozes. Leve a forno previamente aquecido a 190ºC por cerca de 30 minutos (em alguns casos pode ser um pouco mais, por isso convêm ir prestando atenção), e quando verificar que a massa de baixo está cozida, retire e deixe arrefecer antes de desenformar.

Com este post vou participar pela primeira vez num desafio do Chá da Tarde da Leila e Cris.
