Bem vindos

ao meu cantinho.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Quiche de Frango e Tomate Seco com Azeitonas



Nunca tinha participado em nenhum desafio de blogs de culinária. Para me estrear nestas andanças, resolvi escolher o desafio da Rita Palita e o seu desejo de quiche salgada. Para satisfazer o desejo da Rita Palita, escolhi uma quiche com massa quebrada (menos calórica que a massa folhada) e com um recheio leve com natas de soja light.





Os ingredientes são os seguintes:

Massa

125 gr de farinha de trigo
125 gr de farinha de trigo integral
125 gr de manteiga meio sal
250 ml de água morna
1 ovo grande inteiro
sal

Peneire as farinhas para uma taça grande. Junte a manteiga à temperatura ambiente, e com as mãos vá misturando até obter uma massa com consistência de areia. Junte então o ovo inteiro e a água. Misture tudo muito bem até obter uma bola de massa uniforme. Deixe descansar por 1 hora, tapada com um pano. Findo esse tempo estenda a massa, com a ajuda de um rolo de massa, numa superfície enfarinhada e coloque na tarteira aparando as bordas. Como esta massa dá para mais que uma quiche, costumo fazer vários discos de massa e congelar os que não vou usar logo.


Recheio

Frango grelhado
Tomate seco conservado em azeite
Azeitonas pretas
1 pacote de natas de soja light
1 iogurte natural
2 ovos
Sal e pimenta preta q.b.


Escorra o tomate seco de conserva (costumo passar os pedaços em papel de cozinha para retirar o excedente de azeite)e corte em pequenos pedaços. Corte as azeitonas em pedaços pequenos também. Desfie o frango. Misture tudo numa taça e adicione os ovos inteiros batidos e o pacote de natas de soja. Tempere com sal e pimenta, moderadamente, visto que o tomate seco já é algo salgado, bem como as azeitonas.
Misture tudo muito bem e coloque este recheio na tarteira sobre a massa quebrada.
Leve a forno médio 180ºC até a superfície estar douradinha. Verifique a cozedura com um palito. A esta temperatura deve demorar aproximadamente 40 minutos a cozer.





14 comentários:

  1. Martinha,que bela quiche tão bem feitinha, adoro quiches, embora o sr. marido não tanto, mas também cá entram em casa,obrigada querida pelo comentário, imagino o tamanho da barriguita, eu também fiz uma barriga grande da minha filha, e tão magrinha era, e que barrigão, minha mãe dizia que era por ser menina...mas começa a tornar-se um pouco difícil é verdade.Querida fiquei contente de estar tudo a correr bem, ctg, a a Bia, boa semana beijinhos sinceros.

    ResponderEliminar
  2. Excelente escolha, boa sorte para o desafio, bjs

    ResponderEliminar
  3. Que bem que ficou o tomate seco pelo meio da massa. Fazes bem participar, não perder nada... até podes ganhar ;)

    ResponderEliminar
  4. Hum que bonitinha...eu vinha dizer para participares no desafio mas vejo que já te adiantaste :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Martuxa, essa quiche tá com aspecto delicioso... :)
    E boa sorte..
    bjinhus

    ResponderEliminar
  6. Tua quiche me deu água na boca, ficou lindona.
    Boa sorte no desafio.
    Bjos, Lú.

    ResponderEliminar
  7. Arrasou! que delícia essa sua quiche, frango e tomate seco é pura tentação!
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Ficou com um aspecto óptimo! Também já participei com uma tarte de carne - bem mais calórica:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Martinha passa no meu blog, tenho três selos para ti caso ainda não os tenhas, senão retira o que tu quiseres, beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. nada mal esta quiche, e pelos ingredientes bem leve,a fatia da foto ja podia vir para o meu prato..
    Tem um ar delicioso , eu adoro quiches. bjs

    ResponderEliminar
  11. Com tanta receita boa de quiche que estou vendo essa semana já estou ficando animada para fazer!
    Marta a sua ficou maravilhosa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Gostei da massa levar far integral!
    E o recheio tb é ótimo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Marta,essa quiche esta dando água na boca,já passei para o favorito.
    Edilia

    ResponderEliminar